Cliente:
ESCOM
A divulgação internacional da arte popular angolana está intimamente ligada à antropóloga belga Marie-Louise Bastin (1918-2000), que na década de 1950 viveu longos períodos no Norte de Angola a estudar a arte local. Como resultado desse trabalho publicou um estudo monumental sobre a Art Décoratif Cokwe, que é ainda hoje vista como uma espécie de "Bíblia" sobre o tema. Editada em 1961, em Lisboa, pela Diamang, mas exclusivamente em língua francesa, esta obra em dois volumes e há muito tempo esgotada, acabou por ter uma circulação restrita nos meios académicos.
O livro "Arte Decorativa Cokwe" recentemente reeditado em língua portuguesa, foi uma iniciativa do Museu do Dundu, em Angola, do Museu Antropológico da Universidade de Coimbra, e obteve patrocínio da ESCOM. De revisão científica, linguística, e tradução cuidadas e rigorosas, o projeto cumpriu de modo meticuloso os conteúdos da edição original, fazendo uma renovada abordagem gráfica adequada à temática.
A herança de tão relevante trabalho de investigação, e de caracter exemplar, deu origem a um livro único e singular.
Esta obra apresenta-nos, para além da geografia e história do Povo Cokwe, as suas características antropológicas, a língua, a vida material, espiritual e social e também diversificadas técnicas de decoração, penteados, tatuagens, entre outros motivos decorativos. A relação entre a criação artística destes povos e as exigências da sua vida quotidiana está profusamente documentada nos dois volumes desta obra.



